A figura representa informações biométricas de um homem (Duílio) e de uma mulher (Sandra) que estão buscando alcançar seu peso ideal a partir das atividades físicas (corrida). Para se verificar a escala de obesidade, foi desenvolvida a fórmula que permite verificar o Índice de Massa Corporal (IMC). Esta fórmula é apresentada como IMC = m/h2, onde m é a massa em quilogramas e h é altura em metros.
Veja. Ed. 2055 (adaptado).
No quadro é apresentada a Escala de Índice de Massa Corporal com as respectivas categorias relacionadas aos pesos.
Nova Escola. N° 172, maio 2004.
A partir dos dados biométricos de Duílio e Sandra e da Escala de IMC, o valor IMC e a categoria em que cada uma das pessoas se posiciona na Escala são
- A) Duílio tem o IMC 26,7 e Sandra tem o IMC 26,6, estando ambos na categoria de sobrepeso.
- B) Duílio tem o IMC 27,3 e Sandra tem o IMC 29,1, estando ambos na categoria de sobrepeso.
- C) Duílio tem o IMC 27,3 e Sandra tem o IMC 26,6, estando ambos na categoria de sobrepeso.
- D) Duílio tem o IMC 25,6, estando na categoria de sobrepeso, e Sandra tem o IMC 24,7, estando na categoria de peso normal.
- E) Duílio tem o IMC 25,1, estando na categoria de sobrepeso, e Sandra tem o IMC 22,6, estando na categoria de peso normal.
Neste problema temos que identificar os dados necessários para calcular, segundo a fórmula abaixo, o IMC de duas pessoas e depois pesquisar na outra tabela, em qual categoria cada uma delas se encontra:
Visto que Duílio mede 1,88 m e pesa 96,4 kg o seu IMC de é dado por:
No caso da Sandra que mede 1,70 m e pesa 84 kg o seu IMC é igual a:
Segundo estes dados tanto Duílio com o IMC 27,3, quanto Sandra com o IMC 29,1, estão classificados na categoria de sobrepeso.
B é a alternativa correta.