Operações Aritméticas - Subtração

A subtração é a operação aritmética que permite tirar todas as unidades de um número contidas em um outro número da mesma espécie.

Por exemplo, se tivermos 10 barras de chocolate podemos tirar delas 3 barras de chocolate para dar a alguém e ainda ficarmos com 7 barras de chocolate, no entanto não podemos tirar 3 cocadas destas 10 barras de chocolate, pois são coisas de espécies diferentes.

Utilizamos o símbolo - como o operador da operação de subtração. Assim sendo podemos expressar a subtração de 7 menos 3 como 7 - 3.

Para subtrairmos um número de outro colocamos o maior deles (desconsiderando-se se são negativos ou positivos) sobre o menor, de sorte que fiquem alinhados à direita, caso sejam números inteiros, ou alinhados pela vírgula caso sejam números decimais.

Nestas condições denominamos o número de cima como minuendo e o de baixo como subtraendo. Ao resultado da subtração damos o nome de diferença ou resto.

A subtração é realizada da direita para esquerda, subtraindo-se em cada ordem, o dígito do subtraendo do dígito do minuendo. Se este minuendo for menor que o subtraendo da ordem em questão, então somamos 10 ao dígito do minuendo para que ele fique maior e em compensação subtraímos 1 do dígito do subtraendo da ordem anterior. O resultado da subtração será o dígito da ordem em questão.

É desejável que você tenha assimilado bem tabuada da subtração. Se você ainda tem dúvidas quanto a isto, você pode fazer o download de uma tabuada para impressão e estudar mais um pouco antes de prosseguir com a subtração.


Subtração de Números Passo a Passo

Este aplicativo aceita números positivos com no máximo 9 casas inteiras e 6 casas decimais.

Abaixo você pode informar os números que desejar subtrair e ver a resolução detalhada conforme o exemplo dado.

Este aplicativo lhe permite simular a presença de um professor particular de matemática, para o qual você pergunta como resolver determinada subtração e ele a revolve detalhando-a passo a passo.

Tópico relacionadoOperações Aritméticas - Adição

EnunciadoCalcule a subtração dos dois números abaixo:


       


Detalhando o Cálculo da Subtração

Primeiramente devemos inverter a posição dos números para que o maior deles seja o minuendo e o menor o subtraendo.




Para a realização da subtração os números devem ser postos uns sobre os outros e alinhados de sorte que fiquem com vírgula sobre vírgula, tal procedimento equivale a dizer que todos os números serão expressos como se tivessem 2 casas decimais.


Partindo-se da direita para a esquerda, iremos subtrair cada uma das ordens dos números informados.




Nesta primeira ordem o dígito do minuendo está em branco, pois o número 1260 possui menos casas decimais que o número 183,25. Neste caso vamos assumir então que o dígito do minuendo é igual a 0.

Como o minuendo ( 0 ) é menor que o subtraendo ( 5 ), devemos então somar 10 ao dígito do minuendo para que ele fique maior que o dígito do subtraendo, a fim de que possamos realizar a subtração 10 - 5.

10 menos 5 é igual a 5. Este resultado será colocado no resto da subtração.





Nesta segunda ordem o dígito do minuendo está em branco. Então o minuendo é igual a 0.

Como temos que compensar o 10 somado ao dígito do minuendo da primeira ordem, para que ele ficasse maior que o dígito do subtraendo. Esta compensação será realizada somando-se 1 ao dígito do subtraendo desta ordem ( 2 ) que passará a ser igual a 3.

Desde que o minuendo ( 0 ) é menor que o subtraendo ( 3 ), devemos então somar 10 ao dígito do minuendo, a fim de que possamos realizar a subtração 10 - 3.

10 menos 3 é igual a 7. Este resultado será colocado no resto da subtração.

Incluímos a vírgula abaixo das demais vírgulas.





Nesta terceira ordem temos que compensar o 10 somado ao dígito do minuendo da segunda ordem. Esta compensação será realizada somando-se 1 ao dígito do subtraendo desta ordem ( 3 ) que passará a ser igual a 4.

Desde que o minuendo ( 0 ) é menor que o subtraendo ( 4 ), devemos então somar 10 ao dígito do minuendo, a fim de que possamos realizar a subtração 10 - 4.

10 menos 4 é igual a 6. Este resultado será colocado no resto da subtração.





Nesta quarta ordem temos que compensar o 10 somado ao dígito do minuendo da terceira ordem. Esta compensação será realizada somando-se 1 ao dígito do subtraendo desta ordem ( 8 ) que passará a ser igual a 9.

Desde que o minuendo ( 6 ) é menor que o subtraendo ( 9 ), devemos então somar 10 ao dígito do minuendo, a fim de que possamos realizar a subtração 16 - 9.

16 menos 9 é igual a 7. Este resultado será colocado no resto da subtração.





Nesta quinta ordem temos que compensar o 10 somado ao dígito do minuendo da quarta ordem. Esta compensação será realizada somando-se 1 ao dígito do subtraendo desta ordem ( 1 ) que passará a ser igual a 2.

Desde que o dígito do minuendo ( 2 ) menos o dígito do subtraendo ( 2 ) é igual a 0, isto é 2 - 2 = 0, então o colocaremos no resto da subtração.





Nesta sexta ordem o dígito do subtraendo está em branco, pois o número 183,25 possui menos casas inteiras que o número 1260. Neste caso vamos assumir então que o dígito do subtraendo é igual a 0.

Como o dígito do minuendo ( 1 ) menos o dígito do subtraendo ( 0 ) é igual a 1, isto é 1 - 0 = 1, então o colocaremos no resto da subtração.





Finalmente temos o resultado da operação aritmética de subtração: