Calculadora para Conversão de Números Romanos em Arábicos e Arábicos em Romanos

Na parte teórica vimos como converter um número no sistema numérico hindu-arábico para o sistema numérico romano e vice-versa. Agora, nesta página temos uma calculadora que nos permite fazer conversão de um sistema para o outro.

Com esta calculadora podemos converter números naturais, não nulos e inferiores a um trilhão, do sistema arábico para o sistema romano.

Também podemos converter do sistema romano para o arábico, sendo que a limitação está nos 30 de caracteres aceitos pela caixa de texto utilizada para se informar o número a converter, podendo ultrapassar alguns quatrilhões. Números desta magnitude, porém, poderão ser tratados como inválidos por ultrapassarem a capacidade da linguagem de programação, ou ainda gerarão resultado errôneos.

Nesta caixa de texto você pode informar tanto números no sistema arábico, quanto no sistema romano.

Para, por exemplo, digitar o número vinte mil e cinco no sistema romano, como não é possível se desenhar um traço sobre o XX na caixa de texto, digite-os entre parênteses desta forma (XX)V que equivalerá a . Então no lugar de fazer um ou mais traços sobre uma parte do numeral, coloque tal parte entre um ou mais pares de parênteses.

Esta calculadora não chega a detalhar passo a passo como é gerada a conversão de um sistema para o outro, mas observando o número de origem e o final, você pode compreender como a conversão foi realizada.

Você receberá a mensagem "Número Inválido!" caso digite um valor que não possa ser identificado pelo aplicativo, ou que esteja fora dos limites por ele aceitados.

Utilize o botão "Número Aleatório" para exibir a conversão de números escolhidos automaticamente pelo sistema.


Converta Números Romanos em Arábicos e vice-versa

EnunciadoConverta o número: 

               


Conversão do Sistema Romano para o Arábico

Numeral Original:

Numeral Resultante:

Para digitá-lo na caixa de texto deve ser feito assim: (MXXIII)CCCLXXXIII