Calculadora Aritmética de Frações

Neste módulo você poderá informar de 2 a 6 frações para que o sistema realize as operações aritméticas passo a passo, de sorte que você possa acompanhar como os cálculos foram realizados.

Você verá conceitos como frações aparentes, impróprias e mistas, assim como aprenderá a realizar a simplificação de frações.

Se você gostar desta calculadora, mostre-a a seus colegas com dificuldades na matéria. Provavelmente ela lhes será bastante útil.

Se para você for um problema realizar as quatro operações aritméticas fundamentais com números inteiros ou decimais, acesse também nossas outras quatro calculadoras sobre estes temas, que também são bastante didáticas, explicando em detalhes como realizar cada uma destas quatro operações, com os números que você informar. As calculadoras disponíveis são: Adição, subtração, multiplicação e divisão.

Cálculo detalhado de Frações

Nas caixas de texto superiores informe o numerador das frações. Nas inferiores informe os seus denominadores e nas caixas centrais informe a operação aritmética a realizar.

O estudo da resolução de várias expressões lhe dará um sólido conhecimento sobre esta matéria.

Para que você possa acompanhar os cálculos mais facilmente, prefira utilizar frações com numeradores e denominadores baixos.

EnunciadoResolva a expressão abaixo:

           






=
           

Tópico relacionadoMínimo Múltiplo Comum - MMC        

Veja a resolução efetuada passo a passo

O primeiro passo é convertermos toda operação de divisão em operação de multiplicação. Para isto devemos converter todos os operadores ":" para ".", além de também invertermos os termos das frações divisoras:

Ficará como:

Para que a multiplicação seja realizada com números menores, iremos simplificar as frações envolvidas.

O denominador da fração , assim como o numerador da fração são divisiveis por 2, após a simplificação das duas frações temos respectivamente e :

Observemos que ao realizarmos as contas no papel, ao invés de copiarmos novamente toda a expressão com as frações já simplificadas, podemos simplesmente ir riscando os números que foram simplificados e junto a ele irmos escrevendo o novo valor já simplificado.

Realizaremos agora a operação de multiplicação:

Realizada a multiplicação temos:

Como os denominadores das frações acima não são todos iguais, precisamos calcular o MMC dos denominadores para utilizá-lo como denominador comum a todas as frações da expressão:

MMC(3, 35, 25) = 525

Para a fração , dividimos o MMC 525 pelo denominador 3 e multiplicamos o quociente 175 pelo numerador 1, cujo produto será 175:

Para a fração , dividimos o MMC 525 pelo denominador 35 e multiplicamos o quociente 15 pelo numerador 12, cujo produto será 180:

Para a fração , dividimos o MMC 525 pelo denominador 25 e multiplicamos o quociente 21 pelo numerador 28, cujo produto será 588:

Vamos realizar a operação de soma/subtração:

Temos então:

Como se trata de uma fração imprópria, iremos transformá-la em uma fração mista. Isto é feito divindindo-se o numerador pelo demoninador da fração. O quociente da divisão será a parte inteira. O resto da divisão será o novo numerador. O denominador continuará o mesmo:

Finalmente: