A Matemática Fora dos Livros - I

Como a matemática é um tema um tanto maçante para grande parte das pessoas, para que o pessoal espaireça um pouco, vamos analisá-la de um outro ponto de vista. Vamos estudar várias situações onde a mesma pode ser utilizada em situações reais, situações nas quais às vezes estamos diretamente envolvidos.

Para começar vamos falar de um assunto bem ligado à família, a altura que os filhos poderão atingir, em função da altura dos seus pais.


A Estatura dos Filhos em Função da Estatura dos Pais

Pesquisando na Internet encontrei o site pailegal.net, tratando exatamente deste assunto.

Segundo o site pailegal.net a estatura dos filhos será muito próxima a estatura do genitor do mesmo sexo e descreve uma fórmula a partir da qual podemos chegar a altura-alvo, que é a faixa de altura na qual estes filhos provavelmente deverão se enquadrar.

Realizando os cálculos em centímetros, primeiramente somamos a altura dos pais. A este total acrescentamos 13 cm se estivermos calculando a altura de um filho, ou subtraímos 13 cm para o cálculo da idade de uma filha.

O valor encontrado deve ser dividido por 2. A altura-alvo, dentro dos padrões de normalidade, deverá ficar em torno deste valor, 6 cm a mais ou 6 cm a menos.

O referido site cita uma série de fatores que podem fazer com que a altura real não se enquadre no valor calculado. Lembre-se que a medicina não é uma ciência exata.

 

Calculadora para Identificar a Provável Estatura dos seus Filhos quando Adultos

Agora para que você possa se divertir um pouco, ao mesmo tempo em que estuda, utilize a calculadora para descobrir a estatura provável que seus filhos, netos e sobrinhos, ou até mesmo você, irão ter quando alcançarem a idade adulta.

Altura do Pai (cm):

Altura da Mãe (cm):

       


Desenvolvimento dos Cálculos

Se o pai tem 177 cm de altura e a mãe 149 cm, em qual faixa deve ficar a altura-alvo dos filhos e das filhas deste casal?

Atribuindo ao pai a variável P e à mãe a variável M, para o cálculo da altura mínima e máxima dos filhos do sexo masculino podemos utilizar a seguinte fórmula:

Para os filhos do sexo feminino utilizamos a fórmula:

Então para os filhos temos:

E para as filhas:

Portanto, dentro da normalidade:

RespostaOs filhos deverão ter de 163,5 cm a 175,5 cm e as filhas de 150,5 cm a 162,5 cm.

 

Média Aritmética Simples

Em resumo a expressão pode ser escrita como .

Note que é a média aritmética da altura dos pais,

Este é um exemplo de elo entre a matemática e uma ciência humana.